Língua da Roça
Palavras típicas
No norte e nordeste aipim é macaxeira. Já a canjica do sudeste, sul e centro-oeste por lá é mungunzá e canjica pra eles é o que algumas pessoas chamam de curau. O arroz carreteiro como é chamado no sul também é conhecido como arroz Maria Isabel, muito cuidado na hora de viajar para experimentar o prato certo.
Expressões usadas na quadrilha
Uma boa festa junina tem que ter quadrilha, mas você já parou pra pensar na origem das expressões que usamos?
A quadrilha teve origem na Inglaterra no século XIII e devido a guerra dos cem anos, entre franceses e ingleses, acabou sendo incorporada e adaptada à cultura francesa, como já dissemos nas curiosidades. a dança é uma sátira da quadrille francesa e os nomes que utilizamos são adaptações bem-humoradas do francês:
- Alavantú (en avant tous)- todos os casais vão para a frente
- Anarriê (en arrière) - casais vão para trás
- Avancê ou Anavan - (en avant, em Francês significa frente) - as filas dos noivos e da rainha vão à frente e se encontram
- Balancê (balancer) – Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar. É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no Balancê. E vice-versa,
- Changê (changer/changez) - trocar/troquem o par
- Otrefoá (autre fois) - repete o passo anterior
- Returnê (returner) – Voltar aos seus lugares.
- Tur (tour) – Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.
Quer conhecer mais termos (em francês e em português)? Acesse os sites: do Autrement Dit, do G1 e da Gazeta Online.